+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Projeto Topten.pt mostra que máquinas de lavar roupa e loiça no mercado nacional consomem cada vez menos energia


A Quercus atualizou recentemente os modelos de máquinas de lavar roupa e loiça em www.topten.pt, uma ferramenta online que divulga os produtos energeticamente mais eficientes do mercado nacional, em várias categorias. Através de atualizações periódicas com base na análise de vários elementos de desempenho, o portal permite ao consumidor a consulta online dos modelos distinguidos. Estes modelos também podem ser identificados nos pontos de venda e materiais publicitários através do Selo Topten, criado pela Quercus e ao qual algumas marcas já aderiram.

 

Máquinas de Lavar Roupa, todas A+++

As máquinas de lavar roupa são um eletrodoméstico com enorme presença nas habitações portuguesas, sendo responsáveis por uma fatia considerável do consumo total de energia elétrica em ambiente doméstico.
Com a atualização desta categoria em Topten.pt, ficou comprovada a aposta dos fabricantes em modelos cada vez mais eficientes. Foram selecionados 23 modelos, distribuídos por duas subcategorias em função da capacidade de carga (menor ou igual e maior do que 8kg), todos eles de classe de eficiência energética A+++. Todas as máquinas de lavar roupa apresentadas têm classe de eficiência de centrifugação A, um fator importante para assegurar a sua eficiência global.

Entre as nove marcas presentes nesta seleção, em que predominam a Miele e a LG, sete já aderiram ao Selo Topten, oferecendo a possibilidade ao consumidor de reconhecer nas lojas, catálogos ou websites os modelos distinguidos pelo projeto.

 

Máquinas de Lavar Loiça cada vez mais eficientes

No que respeita às máquinas de lavar loiça, apesar de menos comuns face às máquinas de lavar roupa, são contudo um eletrodoméstico em expansão, até porque a sua utilização é a opção mais eficiente para esta tarefa, desde que feita de forma responsável.

Esta foi outra categoria recentemente atualizada em Topten.pt, contabilizando-se um total de 90 modelos distribuídos por várias subcategorias em função do tipo de instalação (livre instalação, encastre total e encastre parcial) e capacidade em número de serviços (menor, igual ou maior do que 13 serviços). É ainda feita a separação entre modelos de classe de eficiência energética A+++ (37% do total) e os de classe A++, sendo que todos os modelos apresentados têm classe de eficiência de secagem A. Aliás, das 15 marcas distinguidas (entre as quais predominam a Smeg, a Siemens e a Bosch), nove já têm modelos de classe A+++. Deste total, 12 já aderiram também ao selo Topten, tornando os seus modelos selecionados mais fáceis de identificar pelo consumidor.

 

selo topten.jpg

 

Selo Topten

Através do Selo Topten, criado pela Quercus e disponibilizado gratuitamente a todas as marcas com produtos distinguidos em www.topten.pt, é mais fácil identificar os líderes em eficiência energética em comercialização.

 

Até agora, já 40 marcas aderiram voluntariamente ao Selo Topten, que pode ser afixado diretamente nos equipamentos ou nos respetivos materiais promocionais. O Selo é atribuído e renovado – ou não – periodicamente, acompanhando as atualizações das categorias de produtos.

 

 

Lisboa, 27 de agosto de 2013

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 


O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países com o intuito de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos à venda no mercado. Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.